Técnico Técnico Integrado Graduação Pós-graduação
 

Informática
Curso Técnico em Informática

Apresentação


Aptidões Desejáveis


Áreas de Atuação Profissional

Ingresso e número de vagas


Matriz Curricular


Professores


Laboratório de InformáticaApresentação

O Curso Técnico em Informática forma profissionais para atuar em atividades de concepção, especificação, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, compreender os aspectos organizacionais e humanos, visando à aplicação das competências e habilidades adquiridas no curso na produção de bens, serviços e conhecimentos.
Além da formação técnica em informática, o curso proporciona o desenvolvimento de habilidades como iniciativa, persistência, compromisso, exigência quanto à qualidade e à eficiência, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático de projetos na área de informática, persuasão, manutenção de redes de contatos, independência, autoconfiança, além da promoção do relacionamento interpessoal através do trabalho em equipe.
Formamos profissionais que possuam uma visão crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente, desenvolvendo uma boa visão crítica, não só da empresa, mas também do contexto social, político e econômico em que ela se insere.

Volta


Aptidões Desejáveis

Iniciativa, curiosidade, persistência, capacidade de abstração, criatividade, organização, habilidade numérica, liderança, postura ética, sociabilidade e capacidade de expressão.

Volta


Áreas de Atuação Profissional

  • Programação e Desenvolvimento de Sistemas: Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

  • Desenvolvimento para Internet: Desenvolve programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. Desenvolve e realiza a manutenção de sítios e portais na Internet e na Intranet.

  • Manutenção e Suporte em Informática: Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica desses componentes. Instala, configura e desinstala programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados. Orienta os usuários na utilização de softwares.

  • Redes de Computadores: Instala e configura dispositivos de comunicação digital e softwares em equipamentos de rede. Executa diagnóstico e corrige falhas em redes de computadores. Prepara, instala e mantem cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias. Implementa recursos de segurança em redes de computadores. Manutenção e Suporte em Informática.

Volta


 Ingresso e número de vagas

Laboratório de InformáticaSão oferecidas 32 (trinta e duas) vagas semestrais. A seleção é feita por Processo Seletivo realizado semestralmente. As informações sobre o Processo Seletivo são divulgadas no site Principal do Cefetes e/ou no site da Unidade Cachoeiro (www.ci.cefetes.br). Alunos de outras instituições podem, sob certas condições, se transferir para o Cefetes.

Volta


  

  

Matriz Curricular

Matriz Curricular do Curso de Informática Cachoeiro
  

Site da Unidade Cachoeiro

  www.ci.cefetes.br




 

Home | O Cefetes | Ingresso | Ensino | Pesquisa | Extensão
© 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo