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Ifes e Minc vão capacitar 200 gestores culturais no Espírito Santo

Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 09h15 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 09h15

Inscrições para o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura começam no dia 1º de fevereiro.

Começam no dia 1º e vão até o dia 24 de fevereiro as inscrições para a primeira turma do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura. O curso semipresencial ministrado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes) será gratuito e contará com duas turmas de 100 alunos, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2017.

As inscrições poderão ser feitas durante o período estabelecido no regulamento pelo e-mail curso.secult@gmail.com, e serão analisadas por uma comissão formada por professores do Ifes e servidores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O resultado preliminar será divulgado no dia 7 de março e as aulas acontecerão entre os dias 5 de abril e 26 de agosto de 2017.

O objetivo é qualificar a gestão cultural para o fortalecimento dos sistemas municipais de cultura. Além do Ifes e do Ministério da Cultura, são parceiros na realização a Secult, que receberá as inscrições, e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), responsável pela operacionalização da ação. O Minc descentralizou o recurso de R$ 303 mil ao Ifes para a execução do projeto.

O público-alvo são gestores públicos, conselheiros municipais de cultura e servidores de órgãos públicos da área da cultura dos municípios do estado do Espírito Santo. Não havendo o preenchimento de todas as vagas ofertadas, as remanescentes serão destinadas ao público secundário, formado por instituições governamentais e não governamentais responsáveis pelos sistemas articulados de cultura e o Conselho Estadual de Cultura (CEC), com a prioridade dada aos candidatos inscritos que obtiverem maior pontuação, conforme critérios de seleção.

A grade curricular terá quatro disciplinas na modalidade a distância, distribuídas em quatro módulos: Políticas Públicas da Cultura (44 horas), Diversidade Cultural e Desenvolvimento (48 horas), Gestão Cultural (48 horas) e Planejamento e Execução de Projetos Culturais (36 horas), totalizando 176 horas. Além disso, haverá uma disciplina semipresencial denominada Projeto Integrador, com 24 horas presenciais, cuja metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão cultural e uma jornada regional, a qual será replicada em quatro mesorregiões do Estado.

Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais, desenvolvido pelo Minc, por meio da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (Sadi). A iniciativa acontece desde 2009, quando foi realizado um curso piloto em parceria com a Secretaria de Estado da Bahia e Sesc São Paulo. Desde então, diversos projetos já foram realizados por todas as regiões do Brasil, contemplando os estados de Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pará, Roraima, Acre, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Acesse o regulamento no site da Facto (formato .pdf, tamanho 398 Kb).

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Assunto(s): curso , cultura , gestão pública , minc , secult
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