Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes realiza transferência de tecnologia para empresa de ex-alunos
Início do conteúdo da página

Ifes realiza transferência de tecnologia para empresa de ex-alunos

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 17h17 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 15h56

Um deles desenvolveu um torrador de café, junto com pesquisadores do Campus Venda Nova. Agora, levará o produto para o mercado.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou uma transferência de tecnologia para a empresa Aggio Tecnologia em Café, que está em processo de incubação no Campus Venda Nova do Imigrante. A empresa pertence aos ex-estudantes do campus Gustavo Falqueto de Oliveira e Maria Imaculada Augusto. O processo foi viabilizado por meio da Agência de Inovação do Ifes (Agifes).

A transferência se refere ao torrador de leito fluidizado com controle automático para café, produto desenvolvido em pesquisa no curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, no Campus Venda Nova do Imigrante. Gustavo foi um dos participantes da pesquisa, junto com os servidores Lucas Louzada Pereira, Aldemar Polonini Moreli e Ademilson Pelengrino Bellon. O trabalho teve o financiamento do Siccob Sul Serrano.

Pelo contrato firmado, a empresa Aggio Tecnologia poderá prospectar e colocar o produto para ser comercializado no mercado. O Ifes e o Sicoob receberão royalties a partir das vendas do torrador. A gestora de Inovação da Agifes, Maria Paula Delmaestro, explica que a partir desse eventual retorno financeiro, a instituição poderá fazer ainda mais investimentos em inovação.

O professor Aldemar Polonini conta que a pesquisa aconteceu de 2018 a 2022. O equipamento desenvolvido se destina à torra de pequenas quantidades de café. “É um equipamento de laboratório, que pode também vir a ser aplicado em cafeterias, que é capaz de torrar de 50g a 200g de café”, contou.

O torrador desenvolvido dentro do Ifes se propõe a ser um produto de custo-benefício melhor do que o atual líder de mercado, com preço significativamente mais baixo e capacidade de torrar até cinco vezes mais café. Após a fase de desenvolvimento do projeto, houve a entrega do produto ao Sicoob, e agora, foi feito o processo de transferência de tecnologia para a Aggio Tecnologia em Café.

Aldemar Polonini destaca a importância de todo esse processo. “Foi possível envolver o setor privado no financiamento de ideias que surgem dentro da academia, e isso culminou com a geração de um produto único num curto espaço de tempo. Geralmente, modelos dessa natureza levam muito mais tempo. Isso também se relaciona com nosso papel social, que é contribuir com a evolução da cadeia produtiva do café”, afirmou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página